Molares decíduos em infra oclusão

Dica clínica - molares decíduos em infra oclusão

Molares decíduos em infra oclusão são indicativos para a presença das anomalias dentárias, uma vez que elas estão associadas.

Pode ocorrer como consequência da fusão anatômica do cemento dentário com o osso alveolar e é denominada como anquilose dentária. Este achado permite o seu diagnóstico precoce, fundamental para a elaboração de um plano de tratamento consistente. 

A sua observação no exame clínico é primordial para a solicitação de uma radiografia panorâmica, que possibilita a identificação das demais anomalias que podem estar presentes.

Paciente do sexo masculino, com 11 anos, período intertransitório da dentadura mista, com infra oclusão dos 74 e 84, atraso na irrupção dentária, com retenção prolongada dos dementes 73, 83 e os 13 e 23 com falta de espaço para irrupção espontânea. 

A reabilitação dos molares inferiores decíduos infra-ocluídos com cimento de ionômero de vidro, possibilitaria o contato oclusal e favoreceria a reabsorção radicular, seguida de extrações seletivas e a expansão rápida da maxila, se realizadas no momento oportuno favoreceriam as trocas dentárias e a normalizariam o desenvolvimento da oclusão.

 

Compartilhe esta notícia

Contato

(14)99116-1025

Siga-nos